Cetoacidose
A cetoacidose é muitas vezes a primeira manifestação de diabetes tipo 1.
A cetoacidose diabética é uma emergência médica que potencialmente pode resultar em coma ou até morte. Surge quando os valores da glicémia no sangue estão demasiado altos e não existe insulina em circulação (mais frequentemente surge em Diabéticos Tipo 1 ainda não diagnosticados ou mal compensados).
Quando existe falta de insulina, o nível de açúcar no sangue aumenta porque este é incapaz de entrar nas células sem a presença desta hormona, por esse motivo o organismo passa a usar as reservas de lípidos (gordura) bem como a proteína (músculos) como forma de gerar energia, daí a acentuada perda de peso que normalmente se assiste em Diabéticos tipo 1. Quando o organismo utiliza este processo para gerar energia formam-se cetonas, que são substâncias ácidas que se acumulam no sangue e alteram o seu ph, o que provoca risco de vida ao paciente.
Os sintomas mais comuns de cetoacidose são: Náuseas e vómitos, sede intensa, micção frequente, dor abdominal, hálito com forte com odor a acetona, respiração rápida e superficial.